Fórmula
A Educação começa fora da clássica escola, em casa. É lá que acordamos e, do zero, iniciamos o dia. A ideia é continuar desperto tendo no subconsciente que, nesta fase, somos... o que quisermos e devemos lutar por isso. Vamos construir sonhando... acordados! Temos sempre presente: Carpe Diem!
Alunos Construtores
Aqui ninguém fica à espera que o conhecimento apareça. Procura por ele, corre atrás dele, finta-o, cria (boas) armadilhas para o agarrar. Cativa-o. Ama-o e procura seduzi-lo. Há conhecimento difícil o que torna o desejo de o amar, mimar e... ficar com ele, descobri-lo de todas as maneiras, ainda mais forte, persistente.
O saber aguça-nos o apetite e em EV temos uma estação para agarrar este comboio e por sorte ainda temos a de ET para fazer escala rumo a um destino que, à chegada, nos deixará... saudades!
À descoberta!
Vamos, com inteligência, aproveitar a oportunidade...
A gratificação que desejo como líder: o olhar do aluno que "diz" (uma (1) imagem/expressão vale mais do que 1000 palavras) saber que não deixo cair seja o que for, seja quem for para chegar a um fim, a algo novo (de preferência) na descoberta do (todo) saber.
Faço questão de analisar qualquer Competência ou Aprendizagem de qualquer área científica para além da minha, e nela refletir para tornar viável a sua... visualização. Não sei como?! Que bom: vamos descobrir algo (re)novo... Iupi!!!
Sonho (e vai comandando a minha vida com cada vez mais "sonhadores") com uma escola em que o professor tendo que ter um ponto de partida (o meu é EV/ET) aglutine* todo o saber "massacrando" positiva e saudavelmente o aluno com estímulos e recursos (o primeiro pode induzir ao segundo e vice-versa...). Por isso Procuro estudar forma de o fazer, conhecendo as AEs das outras disciplinas e incluí-las nas minhas tarefas de forma a serem exploradas, vivenciadas e reforçadas, perpetuando-se o mais possível na mente do discente. É preciso criar, reinventar... ter visão. Este parece-me o caminho lógico e total seja como for o aluno...há que nele refletir (NEE (incluindo doença neurodegenerativa, tendo como parceiros neste contexto, entre outros, a professora Lúcia Ribeiro e a instituição CRIB), cigano, refugiado, "desajeitado" ...).
Procuro com humildade, mostrar que me falta saber tanto (é mesmo verdade!), mas apresentar convicção de que a fatia de saber que dispomos pode, afinal, pertencer a um bolo atrativo e saboroso feito com Intensidade e querer e que sem ela ficaríamos mais fracos, mais pobres (incompletos, inacabados...)!
Sinto o aluno como produto de um todo e vejo qualquer indivíduo assim e aproveito-me (com os meus estudantes) disso. Aprendo tanto com os alunos, é no meio deles que gosto de estar!
Vejo-os como Homo Sapiens Sapiens Lusitanus!
* no sentido de estimular os alunos a olharem o que têm na mochila (como os manuais de todas as disciplinas) e dar-lhes... nova e diferente vida! (Articulação interdisciplinar que servirá de mote para o futuro próximo em que todas as áreas se ligam, formando o todo).
Daniel António Pires Teixeira

EU, "professor"...
...ou...

... um dos elementos da dinâmica de aula.
A aula de EV e ET, pois tenho que me deparar com uma "bateria" de "coisas" destas áreas para as quais estou qualificado pela minha formação até à Licenciatura, é apenas o início...
Mas comecei, há anos, a sentir uma outra vocação...
A força que me move vai para além de qualquer disciplina, mobiliza-me para um meio que quero, cada vez mais, mover! Falo do conhecimento na sua totalidade, a formação do (meu) aluno como alavanca do seu ser, do seu Eu no futuro. Quanto mais "puxar" por ele/a melhor será e o seu futuro estará (em potência)... mais consolidado! Em EV e ET é onde tudo nasce, se liga.
Para tal incito a "partir tudo"! Com solidariedade, intensidade, ambição, motivação, espírito crítico e perspicácia no descobrir de saberes e conseguir concretizar (transformar em...) algo novo. Algo que o universo não viu, talvez do... Tamanho do Mundo. E porque não? Se eles quiserem eu desejo e desejo tanto que vou... até ao fim do universo para lá chegar (mos)!
Mas é apenas EV ou ET. Claro, mas é a nossa EV e ET e nela temos como limite o céu e para tal precisamos, queremos todos (onde entram também familiares) ter nestas áreas, nestes momentos pontes para evoluir consolidando a nossa formação pessoal.
Esta ideia de escola (chamar-lhe-ei assim ou será que "isto" é que é, de facto, a Escola?) era sentida, por mim, há muito, ainda lecionava EVT, que se extinguiu e do par pedagógico, resultou a mono-docência. A partir daqui resolvi começar a criar um mundo novo.
Quem percebeu esta minha tendência foi uma colega que tive, como par pedagógico, que me motivou a fazer um Mestrado, tendo-me apresentado um folheto de apresentação do mesmo e dito: "toma, é mesmo para ti!". Fiz esta pós graduação em... Inovação Pedagógica e o meu ADN nunca mais vacilou...
Obrigado Sofia.
Hoje trabalho sempre numa tónica de Projeto integral com a ajuda de todos. Nenhum de Nós olha a horas e a dias, não nos preocupamos se estamos a dar muito tempo... ao estado, ao MEC, porque consegui desenvolver e alastrar o conceito, "pegando", que o que construímos é obra que fica (também na memória e alma coletivas), é orgulho e honra, além de regozijo e realização pessoal (como cidadão/ã), que perdura de forma altruísta. Naqueles que comigo trabalham, incluindo alunos, EEs e familiares, é mais um tempo aproveitado criando em Nós, cada vez mais, a essência... HUMANA! Procuramos Superar-nos permanentemente num Compromisso com a própria vida. É um modelo humano em que, Unidos, sempre válidos, não nos permitimos falhar. É, subtilmente, o legado que vamos, paulatinamente, deixando no seio de toda a população.
No mundo alguém vencendo, em competição direta, cria, por inerência, angústia e dor no opositor. A Nossa linha cria em todos, desde logo, a ideia de vencer... Acompanhado. Vencemos obstáculos, não pessoas. Acreditamos no incremento de uma formação subtil e dissimulada que, a entranhar-se como mostrámos que é possível, vai (já) criando um perfil geral mais social na... Sociedade.
Como mentor e coordenador da ATMOSFERA acredito que esta é a via, verde, que com colorido e sem o "hermetismo" de uma sala ao "lusco fusco" com número limitado de... assistentes (muitas vezes passivos ou semi-passivos a ouvir oradores tendo por fundo cenários algo... insípidos e pouco atrativos) pode tornar o desejo e o sentir pelo saber irresistível e inolvidável! Este é, quanto a mim, o modelo (global) de excelência e como Formador creio que esta é A Formação tal como estou convicto que está aqui o melhor contributo pedagógico!
DT
Não temos o foco no Eu, mas sempre no Nós


