Reflexões soltas
Página criada em março de 2020 para Reflexões que consideramos pertinentes
COVID-19! Horror!
Foi nesta altura que percebemos a real dimensão, utilidade e pertinência daquilo que havíamos criado! Os alunos só precisaram olhar e contactar-nos nos canais criados, só estando ausentes se a... dormir (por não deixarmos de ser humanos)!
Mas (há sempre um...) percebemos que ainda podemos aperfeiçoar algo e é isso que iremos de pronto fazer e no início do próximo ano os próprias/os alunas e alunos perceberão isso.
Este Portefólio tem dois aspetos penalizadores e a precisarem de "estabilidade": apanhou a transição das "Metas" (ainda não foram totalmente "depostas") para as "Aprendizagens Essenciais", atualizando as nossas dinâmicas em função disso mas havendo, ainda, alguns aspetos a rever. Entretanto mudámos este ano, no Agrupamento, e de períodos passámos para semestres. Ajustámos mas precisamos... sedimentar. Depois há outras mudanças para que o discente (Sempre!) se sinta confortável e perceba na perfeição o caminho a seguir de forma a escolher o seu meio para o desbravar!
É um grande prazer continuar a (re)avaliar os Portefólios já depois de os ter visto, num trabalho em que os alunos se refazem e aprendem numa permanente Avaliação Diagnóstica existindo "conversa cumplice" professor-aluno(s). Acreditamos que o "teste" é um registo de partículas de um saber que é muito, mas muito maior se... vivido e refeito.
Mas... não há como o Humano e é por isso que os alunos de vínculo DTDM, temos a certeza, querem e têm orgulho em se lembrarem que a Escola (esta...) faz parte da sua vida, tendo devoção por ela ao ponto de apresentarem... construção seja domingo, feriado, haja greve ou estejam de férias e até... doentes (de atestado ou não). É Incrível!
Nas reuniões de Conselho de Turma realizadas em videoconferência após ser a Sociedade "remetida" para casa de forma a ser combatido o virus emergente que pode aniquilar a sociedade (fim de março, princípio de abril) ficou decidido ter um tempo em sessão síncrona e um calendário para cada turma. Tal facto é acatado mas vivemos e fomentamos o aprender em tempo real. Temos "vida lá fora" mas acreditamos que os nossos aprendizes, verdadeiros companheiros e pares nesta caminhada querem mais. Há também da parte de muitos profissionais a irredutível postura de que fora do horário não pode ser. Ser DTDM é estar disponível e é acreditar que "a maneira de dar sentido à nossa vida é dedicá-la a amar os outros, dedicar-se à comunidade à nossa volta, e dedicar-se a criar qualquer coisa que nos dê um propósito e um significado" (Mitch Albom. "As Terças com Morrie", p.47)
Como Coordenador deste espaço reflito no seguinte: tenho muitas horas no horário para o projeto, a Direção de Turma e a Representação. Tudo passa por mim, qualquer documento ou trabalho. Mas... talvez o ideal mesmo seria ter mais... turmas porque o que quero e creio ser urgente é vincar este ADN nos alunos, pessoas cheias de energia e em formação ajudando a construir os cidadãos adequados ao... Futuro!
Sentimos que ainda há tantos aspetos a dimensionar neste projeto. Estamos a criar momentos de reflexão retirados de vivências da escola e do dia a dia. As pessoas que vivem e gostam do projeto, de o... sentir e de o pensar: de alunos a EEs, passando por familiares e amigos devem ter sempre um caderninho de notas (por ex.: o digital "bloco de notas" do telemóvel) à mão de forma a registar e posteriormente sugerir linhas de ligação e campos a intervir de forma a sermos válidos, cultivando o espírito crítico em permanência, tornando o Nosso meio mais rico, válido, útil, geral, mais... NOSSO (mesmo!). É importante revermos-nos por onde passamos, como que estando a construir uma história que, um dia, será contada... por muitos!
A Sociedade Benaventense (escolar ou não) já Nos reconhece mas... só conseguimos divulgar este Paradigma nos nossos próprios meios, nas ferramentas (já tantas...) por nós criadas. Juntarem-se a DTDM é motivo de orgulho, saber do que se trata é uma alegria mas... está difícil sairmos de uma prisão a que o resto do mundo, sem saber, nos confinou. Gostávamos tanto que percebessem aquilo que nos move e que podia ser de todos! Nunca custará um tostão tal como nunca será motivo de arrogância de alguém e talvez por isso custe tanto...
Se se tratasse de um futebolista a aparecer ou um treinador a emergir, tal como um YouTuber a promover-se o universo render-se-ía, assim... Cá andamos "cantando e rindo"...
Quando o aluno chama "Mister" ao orientador que tem na aula é algo profundo. É porque é conduzido de forma pro-ativa, em que a sua aprendizagem é permanentemente afinada e em que no seu "coach" se revê, pois percebe que ele também descobre em si qualidades, até ali, desconhecidas e aprende também consigo.
Eu, DT (normalmente Detetor de Talentos, prefiro ser visto como... Desbloqueador de Talentos), coordenador deste Projeto vou contar um segredo: Damos as cores mas tento sempre relembrá-las ano após ano. Forço um pouco o "desaparecimento" da minha memória da sequência das cores do arco íris para o descobrir todos os anos com as turmas daquele ano letivo. Aliás a ideia é ir para o meio dos alunos de mente sedenta e ir bebendo até ficar saciada. Absurdo?! Talvez...
Mas após o movimento "Vamos Ficar Todos Bem", desta vez, com tantos trabalhos feitos vai ser difícil não lembrar...
Os Nossos Seminários (ou "Workshops" que sejam...) serão, de preferência, ao ar livre na Nossa escola, em qualquer rua ou num qualquer lugar... luminoso, colorido, atrativo, não passivo e com aqueles que realmente interessa e para quem trabalhamos e existimos: os ALUNOS!
A "TelEscola", ou a... "TelemóvelEscola" ou até a "TabletEscola"/"PCEscola" são, em DTDM, os alunos que constróem desde que existimos. Pelo que a Essência está nos aprendizes. Elas e Eles têm o príncipio (os meios inventados e/ou recuperados e adequados), mas é em casa que se cria o... Fim! O que desejamos é que agora todos percebamos é que a Escola (a que acreditamos e fazemos Viver como a VERDADEIRA...) não é avaliação sumativa. Tal como a vida é diagnotico-formativa. Tal como nas Nossas 7 fases é, na vida, através do diagnóstico de cada momento que formativamente avançamos.
Agora é fácil com a legislação "fresquinha" e com a estadia do aluno em casa por causa do novo corona-virus (e aqui o "aluno" são todos como sempre defendemos!) todos pensarem e acharem que "descobriram a pólvora" mas defendemos há tanto tempo que um indivíduo pode partir atrás dos outros (com... nivel 2?) e no fim acabar no topo (com nível... 5!), sendo o contrário também possível, só que aqui, com a Nossa Atmosfera de aula, é (Mesmo!!!) muito difícil. Quem foi sempre "certinho" merece a melhor nota mas quem "subiu a pulso", não merecerá também?! (lembrar as bíblicas parábolas do "Filho Pródigo" ou dos "Talentos" ou ainda aquele atleta que começa no banco e aí permanece até ao meio da época e, de repente, como que por encanto emerge pelo despertar do seu esforço e qualidade). A tabela excel, prisão estática, ditatorial e standard (entre outras...) será a melhor companheira do professor ou será castradora, redutora e má conselheira?!
Quando nos lembrámos do Prof. Hundo (páginas à frente) nunca pensámos que ía ser tão pertinente num contexto como o que está a ser vivido com a pandemia 2020. Fica, também por isso...
Mas o Modelo DTDM dá tanto jeito em Benavente. Será que ficará por aqui, que ninguém nos vai perceber além da sociedade desta vila ribatejana?!
Mas não faz mal: o que vamos fazendo ficará para a posteridade táctil, visível. Será obra física, virtual e, principalmente moral, social e afetiva!
Só não temos mais ideias de outros, pois as pessoas não se dedicam a pensar escola. É vista por muitos como algo "denso", passivo, regular, estático e obrigatório... há que fugir! O Nosso principal objetivo é banir e exorcizar essa ideia que Nos... ofende. Mas... é por vezes (infelizmente!) o espelho da realidade...
Tudo tinha início no seu Mentor e nos seus Alunos. Neste momento já são todos os alunos e elementos da Sociedade que a Nós, generosamente, se juntaram e que sem eles não tinha mesmo piada nem valor nenhuns.
O que sentimos é que quando alguém nos admira é nos parabeniza pensamos em todos e até ficamos envergonhados de não os podermos ter logo ali ao lado. Obrigado.
Acreditamos poderosamente em Nós. Achamos que vamos ser forma em... Portugal! Palavras como Likke, Sisu, Hygge, Lagom, Hakuna matata, Carpe diem, Fernweh, Grit ou Ikigai, por ex., lembram-nos e remetem-nos para um viver feliz mas culto e poderoso na vida e na sociedade. Nós temos o Boom exatamente para e pelo mesmo desígnio mas para começar a viver em Escola, a Nossa!
É por isso que, um dia, quando o mentor (individualmente ou representando o projeto) for reconhecido (já vai sendo mas o melhor está para vir...), a sociedade que se prepare pois não estará só (longe disso!) e aquilo a que assistirá, podem crer, será impressionante, incrível e, por isso, inesquecível! (o inventor deste Viver já não tem outra hipótese: tem que defender e divulgar esta causa, por Amor à Escola, a Portugal e ao Cidadão de Caráter!)
O seu papel essencial é não estar solitário nesta demanda e quem irá com ele fará a... diferença para que ele próprio se dilua ao som (e ação) daqueles que têm orgulho de Aprender em modo Boom!
Vai arrepiar e depois... quem resiste?!
Venham Todos, que é isso que queremos e que possam dizer em relação a quem inventou esta Atmosfera que torna a Escola atraente, desejável, envolvente e potente (por ex.), sem "tretas", "secas" e "chatices": onde está Wally (isto é Dxxxxx Txxxxxxx :-))?! Ninguém sabe, nem quer saber pois é apenas mais um...
Ponham-nos à prova e... verão!
"O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer"
Abraham Lincoln
Não vamos tombar... basta que haja quem, com força e dimensão, queira pelejar connosco...
Queremos acabar esta reflexão com uma frase Nossa: Somos Sol, não Lua. Temos brilho próprio. Cada raio representa a energia de cada um em prol de um Todo!
Legenda:
Projeto DTDM