Recursos


Para Portefólio de EV ET

Renomeamos o Portefólio atribuindo-lhe a designação: "DoTeuTamanho!" (DTT!) e está em fase de aperfeiçoamento (New Age) :-). Vejam o Logótipo abaixo. Eis o link (a partir de 05/08/2020):

https://jmvpvm.s.cld.pt

É o que resulta de toda a dinâmica empreendida pelo Modelo. Os alunos tiveram até 2019/2020 este link no telemóvel de forma a estar sempre acessível. 
 (válido mas o DTT está, agora, mais aperfeiçoado e completo. Este fica mais num conceito... histórico.

https://6xyv45.s.cld.pt


Para DTDM (AI?!)

É o que resulta de toda a dinâmica Geral (Essencial)

https://www.facebook.com/dotamanhodomundo


Tutorial de acesso ao portefólio (2019/2020) através do site (no telemóvel, tablet ou pc portátil, etc.). Está assim disponível em qualquer hora e em qualquer lugar. No PC das salas também está sempre à distância de um "click", funcionando como uma APP:

https://cld.pt/dl/download/052cd024-7214-4ad8-8d00-1ab00b46ee7c/tutorial%20tlm.pdf

https://meocloud.pt/link/edda7092-f879-4ec3-bd2e-7ceaaa29c515/tutorial%20continua%C3%A7%C3%A3o.pdf/

(consultar os guias, partido depois para a ação, após observar trabalhos do professor, (ex) colegas e pesquisar)

Mas, talvez hoje, o mais importante seja "desenjoar" da "miragem" destes meios* e da dependência que vão provocando. Que tal dar preferência à consulta dos Outros ouvindo a sua opinião, expressando a nossa e, assim, crescer Humanamente?!

Avaliamos de forma formativa em permanência e resolvemos dividir essa reflexão, potenciadora de um espírito crítico desenvolvido e permanente, em 7 momentos naturais da forma que abaixo ilustramos (antes de se falar em "PA" ou se inventar em Portugal já Nós acreditávamos ser o (único) caminho, pela essência daquilo que é Ser Humano: Hoje serve-nos de ajuda pois está mais "em forma"/estruturado em itens). Ao longo da aula ou da prática (ou teoria...) procuramos ter presentes os 23 elementos do "Perfil do Aluno" (ilustração no facebook publicada em 28/02/20)

7 Linhas/Momentos de Avaliação DTDM

Ponto prévio: Temos como documentos de EV e ET tudo o que é preciso e requerido pelo AEB. No entanto acreditamos que a Nossa ação/dinâmica tem nestes 7 itens o espelho da nossa realidade em constante e sempre presente Avaliação Formativa:

1. OBSERVAR: O que construímos e aprendemos, melhorando, aperfeiçoando e testando para... "observar" mais e melhor.

2. SENTIR/ASSIMILAR/DISCUTIR: Sozinho ou com ajuda exterior, procura-se "sentir" até que ponto se atingiu o nível pretendido, se "assimilou" o contexto e, discutindo, de si para si (e/ou com os outros), refletindo com espírito crítico.

3. (AUTO) QUESTIONAR: "Está perfeito?"; 

"Ainda posso/podemos fazer mais e melhor?!";

"Melhoro este ou, talvez, fazer outro já bem melhor?"

(exemplos de como as alunas e os alunos se colocam, não poucas vezes, perante aquilo que fizeram e revelam a sua ambição e perceção perante o que podem chegar e as lacunas que ainda têm...).

4. ISOLAR: O que pode ser melhorado e como?! Aqui o aluno junto com o professor analisa a fundo, isolando os aspetos que limitam o seu trabalho, afinando em relação ao ponto anterior, mais genérico, introdutório e exploratório.

5. MELHORAR, INTERVIR, CRITICAR: Vamos então melhorar, refazer, intervindo na aprendizagem de modo dinâmico, (auto) criticando aquilo que podemos, afinal, ser (bem?!) melhores!

6. PONDERAR: Agora estamos mais próximos da Aprendizagem... útil (real e de "colagem" futura!)! "Melhorei, fiz tudo bem, o que fiz fica para a vida, é, efetivamente, Saber?!". Ponderar: "Construí o meu saber?!" Terá que se colocar. Se sim, temos... Mulher e Homem!!!

7. AVALIAR: O que estivemos a fazer em todo o processo foi isso: Avaliar, aliás é aqui que percebemos que esta é a palavra chave não só da Escola mas da... Vida. Do problema à solução há todo um percurso no qual estaremos a construir para avaliar (mos).

Verbalizamos  o conteúdo do que ficou e está à vista e assim: "mereço esta nota..."


* Nos últimos anos é muitas vezes evidente que a aula é o intervalo forçado do tempo destinado aos jogos digitais que, jogados à porta da sala, ficam adiados à espera do próximo intervalo ou da... distração do professor em plena aula, seja qual for a disciplina. É constatando este fenómeno que, após ter sido precursor, introduzindo estes meios em aula (conforme se pode verificar em algumas zonas deste site), me vejo agora com muita vontade de os "estreitar" de forma a serem de facto úteis. A ideia é contribuir para a "desintoxicação" de uma dependência que os mesmos estão a provocar!


Nota: Talvez seja interessante editar/publicar o Portefólio. Vamos trabalhando e preparando... (estamos a estudar os moldes. Parceiros (editoras?!) que tenham na diferença A Estratégia). 

Pretende-se, ainda, um dia, articular parceria com fábrica de papel de forma e ser executado um caderno DTDM que será previamente concebido para transformação no Portefólio (já tivemos empresas interessadas e muito motivadas mas quando referimos o n.º de cadernos necessários nunca mais nos responderam... (pelo que é necessário... Alastrar para fora do Agrupamento!)).

Do Tamanho Do Mundo?
É o que vejo em ti!

© 2018 DoTamanhoDoMundo
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora