Como Funcionámos em modo Pandemia 2020!
Nós!
Versão Ilustrada do Organograma ("Fórmula"/"Pequena Estória")

Em primeiro lugar aos alunos é apresentado logo no início do ano letivo todo o conteúdo do Portefólio do qual irão tb fazer parte com os trabalhos que vão executando, e quanto melhor for a qualidade maior será o orgulho de lá estar perpetuado para outros poderem admirar e se inspirar. No início dos períodos ou semestre seguintes voltamos a observar tudo e aqui já são os alunos que explicam, motivados, o seu conteúdo. Desta forma nada para eles é novidade. A única nova é aquilo que construirão por vezes deveras espantoso!
Temos, prevendo anos letivos mais "encurtados" por se terem registado muitas interrupções, aquilo que designamos de "Versão Light" DTT (Portefólio), com duas opções: uma reduzindo o n.⁰ de tarefas, outra reduzindo o nível/dimensão a exigir. A nenhuma foi preciso recorrer!🚀
Criámos em aula (sendo a primeira preocupação) ADN de "Aprendizagem sem balizas" pelo que todos Nós dificilmente estranhamos (muito) qualquer mudança, procurando rapidamente a "mutação genética" ideal!
Contactando os alunos em casa, incitamos a que tenham a força e intensidade que, em geral, nos oferecem e gostamos muito de deixar este repto: ao aprender, conforme evoluem e constroem imaginem, divertidos, a nossa cara (de espanto!) quando partilharem o resultado! 😮
Talvez nesta altura fosse pertinente a nossa ajuda/partilha ao estilo de workshop. Estamos a postos! 😉
Mas... Vejam abaixo (em tempos de "Covid-19"):

Nós sempre utilizámos todos os meios desde que existem. Curiosamente primeiro os tablets (algo raros, caros e ainda na peugada do IPAD), ou os PCS portáteis e Notebooks. O grande Boom dos telemóveis para todos e "touch", sendo uma ferramenta mais portátil, mais à mão e com muitas das funcionalidades do computador e até outras mais úteis e intuitivas foi para o nosso processo uma sorte, uma mais-valia e faz parte de nós desde sempre e para sempre.
Assim o que nos espanta é ver estas publicações (a de cima do Facebook e Instagram) e, pior, a utilização destes meios ser (ter sido?!)... perseguida e vista como nociva.
Há algum tempo que até pensamos e repensamos esta tema: quando os meios, sejam eles quais forem mais são incentivados (mesmo que não os telemóveis), Nós, por os termos e os querermos ainda mais incentivamos o... Orgânico, a busca do saber através do convívio, da partilha pessoal e humana, da experimentação depondo com elegância e generosidade aquilo que nos pode impedir esse... Explodir, e se o smartphone estiver neste quadro, não hesitamos.
Em conjunto, vamos procurar aquilo que nos pode fazer felizes a Aprender!
Continua...