Como Funcionámos em modo Pandemia 2020!

Nós!

Versão Ilustrada do Organograma ("Fórmula"/"Pequena Estória")

Há quem cante: "para melhor, está bem, está bem; para pior já basta assim".
Pela tragédia (quando adoece e morre gente em massa não pode ser outra coisa) que tivemos (temos aquando deste texto) e o êxodo das escolas para casa, pelo distanciamento social a escola, pelo menos, nestes meses até terminar o ano letivo tinha que se refazer e criar mecanismos de aprendizagem à distância. Tal como refere o refrão acima havia que tentar fazer o melhor o pior já o vivíamos (vivemos).
Foi por isso que no Nosso modelo nada mudámos. O único aspeto penalizador foi mesmo a frieza pela não existência do calor humano e da ação catalizadora do Orientador, vulgarmente chamado... professor.
O aluno foi instruído a não mudar nada: olhar o Portefólio DTT (ver "Recursos") e avançar autonomamente de "vento em popa" fazendo tão bem ou melhor do que aquilo que lá está, certo que em 2020/2021, pela qualidade patenteada já lá constará, eterno, o seu. É fazer exatamente o que faz na aula: simples.
Em primeiro lugar aos alunos é apresentado logo no início do ano letivo todo o conteúdo do Portefólio do qual irão tb fazer parte com os trabalhos que vão executando, e quanto melhor for a qualidade maior será o orgulho de lá estar perpetuado para outros poderem admirar e se inspirar. No início dos períodos ou semestre seguintes voltamos a observar tudo e aqui já são os alunos que explicam, motivados, o seu conteúdo. Desta forma nada para eles é novidade. A única nova é aquilo que construirão por vezes deveras espantoso! 
Os meios de entrega: aqueles que muitos já dispõem: Messenger, Instagram, WhatsApp e email. Muitos dos alunos já iam continuando e/ou concluindo trabalhos em casa e estes eram meios, que conforme provamos no Facebook em publicações muito antes da pandemia, não raramente nos serviam de contacto e aperfeiçoamento "em direto", pois é esse o Nosso ADN: Aprender não tem hora nem meio.
Foi portanto simples para quem tem um telemóvel limitar-se apenas a continuar o processo.
Sessões Zoom e outras: apenas para um rever, um aceno e sentir uma ligeira sensação de calor humano, só.
Mesmo as reuniões com todos os professores ligados a este modelo (é o grupo todo de EV e ET do Agrupamento) existiram apenas para nos congratularmos de não termos parado e partilharmos as maravilhas que os alunos nos iam fazendo chegar.
Temos, prevendo anos letivos mais "encurtados" por se terem registado muitas interrupções, aquilo que designamos de "Versão Light" DTT (Portefólio), com duas opções: uma reduzindo o n.⁰ de tarefas, outra reduzindo o nível/dimensão a exigir. A nenhuma foi preciso recorrer!🚀
Finalizando: o objetivo maior perante este problema foi constituir a solução e não ser mais um obstáculo para alunos, pais, sociedade obrigando a ir em busca de algo mais, quando afinal já tínhamos, por eles e para eles, tudo (embora também achemos e cultivemos que mais "saber não ocupa lugar")!
Criámos em aula (sendo a primeira preocupação) ADN de "Aprendizagem sem balizas" pelo que todos Nós dificilmente estranhamos (muito) qualquer mudança, procurando rapidamente a "mutação genética" ideal! 
Contactando os alunos em casa, incitamos a que tenham a força e intensidade que, em geral, nos oferecem e gostamos muito de deixar este repto: ao aprender, conforme evoluem e constroem imaginem, divertidos, a nossa cara (de espanto!) quando partilharem o resultado! 😮
Talvez nesta altura fosse pertinente a nossa ajuda/partilha ao estilo de workshop. Estamos a postos! 😉
Relativamente às outras vertentes do projeto (imagem acima): continuámos a pensar em conjunto (agora de forma novamente invisível mas com mais e novos companheiros) pois o Todo sendo muito mais do que a soma das partes é um bloco só que Nos enche de força e onde quer que estejamos sabemos que... não estamos sós! (ver Facebook e Instagram...).

Mas... Vejam abaixo (em tempos de "Covid-19"):

Nós sempre utilizámos todos os meios desde que existem. Curiosamente primeiro os tablets (algo raros, caros e ainda na peugada do IPAD), ou os PCS portáteis e Notebooks. O grande Boom dos telemóveis para todos e "touch", sendo uma ferramenta mais portátil, mais à mão e com muitas das funcionalidades do computador e até outras mais úteis e intuitivas foi para o nosso processo uma sorte, uma mais-valia e faz parte de nós desde sempre e para sempre.

Assim o que nos espanta é ver estas publicações (a de cima do Facebook e Instagram) e, pior, a utilização destes meios ser (ter sido?!)... perseguida e vista como nociva. 

Há algum tempo que até pensamos e repensamos esta tema: quando os meios, sejam eles quais forem mais são incentivados (mesmo que não os telemóveis), Nós, por os termos e os querermos ainda mais incentivamos o... Orgânico, a busca do saber através do convívio, da partilha pessoal e humana, da experimentação depondo com elegância e generosidade aquilo que nos pode impedir esse... Explodir, e se o smartphone estiver neste quadro, não hesitamos.

Em conjunto, vamos procurar aquilo que nos pode fazer felizes a Aprender!

Continua...

© 2018 DoTamanhoDoMundo
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora